top of page
Buscar
Foto do escritorInforfati UFAM

ESTUDANTES DE MEDICINA OCUPAM ISB E INTERDITAM PRÉDIO ADMINISTRATIVO

Com faixas e cartazes com os dizeres “Med Coari na UTI”, “Somos o aborto da UFAM”, “Med Coari? Curso fantasma”, dentre outras, os estudantes de Medicina do campi da UFAM em Coari decidiram realizar uma nova ocupação por tempo indeterminado no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) motivados pela falta de professores e de estrutura adequada de sala de aula e de laboratórios para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.


Na ação os estudantes interditaram o Prédio Administrativo do instituto e prometeram liberar somente quando as reivindicações dos mesmos forem atendidas.


De acordo com o Presidente do Centro Acadêmico de Medicina (CAMED), Hiago, as reivindicações são as seguintes:


  • Suspensão do vestibular - o PSI - pois não há condições para a entrada de uma nova turma.

  • Garantia de que os estudantes de Coari possam realizar o internato em Manaus, porque Coari não tem serviço de alta complexidade e é muito pequena; e,

  • Que a UFAM garanta a ida de médicos para serem professores em Coari.


O Magnífico Reitor da UFAM, Professor Dr. Sylvio Puga esteva em Coari para a posse da nova diretoria do instituto e reuniu com os manifestantes na presença de pessoas de outros cursos, mas não apresentou soluções que convencesse os alunos a deixaram a ocupação. Desse modo, o prédio administrativo continua ocupado e interditado de modo que ninguém entra e ninguém sai.


No ano passado, os estudantes já haviam realizado um movimento de ocupação no ISB pelos mesmos problemas, na ocasião a Reitoria fez uma acordo com a Prefeitura de Coari para tentar solucionar alguns problemas. No acordo a prefeitura prometeu emprestar servidores médicos para ministrarem aulas no instituto em troca a UFAM reservaria 20% das vagas das novas turmas para candidatos do município. A medida não surtiu efeito prático, somado aos problemas estruturais que permaneceram.


Em relação às ocupação de hoje, consultamos a nova diretoria do ISB e a Professora e Diretora Vera respondeu o seguinte “Nós respeitamos as manifestações e sempre estamos abertos ao diálogo, buscando propostas para resoluções das reivindicações.”


Entramos em contato com a Assessora de Comunicação da UFAM e questionamos sobre a posição e as providências que a administração superior está tomando e ela respondeu que está no aguardo do retorno do reitor para poder se manifestar.


74 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page