No dia 12 de junho de 1962 o Presidente da República, João Belchior Marques Goulart, sancionou a Lei Nº 4.069-A que criou a Fundação Universidade do Amazonas (FUA).
A FUA passou a existir com o objetivo de criar e manter a Universidade do Amazonas (UA), com sede em Manaus, instituição de ensino superior, de pesquisa e estudo em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural.
A Universidade do Amazonas (UA) que seria uma consequência da criação da FUA teria inicialmente 6 unidades acadêmicas, a saber:
Faculdade de Direito do Amazonas;
Faculdade de Engenharia;
Faculdade de Farmácia e Odontologia;
Faculdade de Medicina;
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;
Faculdade de Ciências Econômicas do Amazonas.
Quase 3 anos depois da criação da FUA, mais especificamente no dia 17 de janeiro de 1965, a Universidade do Amazonas (FUA) foi instalada com as unidades acadêmicas previstas. A partir de 1968, a Universidade do Amazonas passou a ter algumas mudanças nas denominações da suas unidades, e passou a funcionar com as seguintes faculdades:
Faculdade de Direito do Amazonas;
Faculdade de Estudos Sociais;
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;
Faculdade de Engenharia;
Faculdade de Medicina; e,
Faculdade de Farmácia e Odontologia.
A partir daí até os dias atuais a universidade ganhou novas unidades acadêmicas e implementou novos cursos de graduação e pós-graduação. Em 2002 a Universidade do Amazonas (UA) passou a ser denominada de Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tal como é conhecida hoje, conforme consta no Artigo 1º da Lei Nº 10.468/2002.
Link para visualizar a Lei Nº 4.069-A/1962, clique aqui.
Link para visualizar a Lei Nº 10.468/2002, clique aqui.
[Nota Editorial] Essa data tão importante para a História da Universidade Federal do Amazonas é praticamente ignorada pela instituição, cujos setores institucionais de comunicação - que representam o pensamento da administração superior - não emitem nem mesmo uma pequena nota de lembrete. Tal postura, que é lastimável e repugnante, não resulta de um esquecimento involuntário, mas sim de um projeto de negaciosismo do legado do trabalhismo na educação brasileira. Nos últimos anos, a instituição substituiu a sua verdadeira história por um conto militar muito mal elaborado. Todavia, fica aqui mais uma vez o registro do aniversário da Fundação Universidade do Amazonas - que foi criada para criar e manter a Universidade do Amazonas (UA) - que hoje é conhecida como Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Komentáre