top of page
Buscar
Foto do escritorInforfati UFAM

Com bolsas atrasadas, estudantes de Enfermagem faltam estágio no interior


A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) atrasou mais uma vez o pagamento dos auxílios dos alunos do 7° período do curso de Enfermagem referente ao Estágio Curricular I, que prevê a realização de atividades em municípios do interior do Estado. O auxílio serve para os alunos custearem despesas com aluguel, alimentação e coisas básicas essenciais durante o deslocamento e estadia nos municípios.


Portanto, sem esse auxílio os alunos ficam impedidos de se deslocarem e de realizarem as atividades de estágio. E foi exatamente isso o que aconteceu, sem o dinheiro no bolso os alunos já faltaram às atividades que deveriam iniciar nesta segunda-feira.


Esse auxílio de custo é previsto na Portaria n° 084/2022-Proeg. De acordo com o inciso 1° do Art. 3° da referida Portaria, “a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação deverá ajustar seu planejamento orçamentário de modo a garantir o pagamento dos valores relativos à ajuda de custo aos discentes a que esta fizerem jus.”.


Até o momento a Proeg ainda não se manifestou sobre a situação. Diante desse cenário, o Centro Acadêmico de Enfermagem (@cacenufam) emitiu uma Nota de Repúdio em relação ao atraso no pagamento do auxílio de custo de estágio.


Confira a nota:


“O Centro Acadêmico de Enfermagem – HL (CACEn) vem por meio desta nota manifestar seu repúdio frente ao atraso do pagamento do auxílio de custo direcionado ao cumprimento do Estágio Curricular I dos acadêmicos do 7º período de enfermagem da Escola de Enfermagem de Manaus.
Na presente ocasião, os alunos devem realizar o Estágio Curricular I durante 45 dias no interior, dependendo do auxílio financeiro para as despesas no desempenho da atividade. No entanto, no presente momento (06.05.2024) o estágio já deveria ter sido iniciado, porém a ajuda de custo encontra-se atrasada, causando prejuízos para os acadêmicos.
O CACEn reitera seu compromisso como aliado do acadêmico e se dispõe a intermediar negociações dos órgãos responsáveis com os discentes para solucionar a problemática enfrentada.”


6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page