No dia 27 de março de 2020 a Comissão Permanente de Concursos (COMPEC) decidiu SUSPENDER todas as atividades dos cronogramas dos editais programados para ocorrer a partir do dia 31 de março. A decisão incluiu todos os processos seletivos coordenados pela COMPEC que estavam em andamento, entre eles o Extramacro. Por essa mesma decisão fica subentendido que os cronogramas e os editais dos processos seletivos que iríam ser lançados em 2020, como os do PSC e os do PSI, deixariam de ser publicados durante a vigência da suspensão.
A decisão foi justificada na suspensão das atividades administrativas presenciais e do Calendário Acadêmico da graduação, isso porque o ingresso via Extramacro e por meio dos demais processos seletivos leva em consideração o calendário.
O referido comunicado foi divulgado no site da COMPEC <comvest.ufam.edu.br> no dia 27 de março. No comunicado a comissão informou que os cronogramas somente serão redefinidos após ato do Reitor determinando o retorno às atividades presenciais, administrativas e acadêmicas, bem como levando em consideração a publicação do novo Calendário Acadêmico da graduação. Desse modo os novos cronogramas dos editais serão publicados no prazo de até 05 (cinco) dias úteis, contados da data de publicação do novo Calendário Acadêmico.
Ocorre que a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), por decisão da Administração Superior, não irá retornar as atividades presenciais em 2020 e nesse sentido o Período Especial de Ensino Remoto não significa e nem implica na retomada do Calendário Acadêmico de 2020. Trata-se de um semestre extra e não regular. Isso significa dizer que, ainda que exista a possibilidade de divulgação no novo calendário e dos cronogramas em 2020, as atividades presenciais só serão realizadas a partir de 2021. Logo, as provas do Extramacro, do PSC, do PSI e de outros processos seletivos só ocorrerão em 2021.
Cabe destacar ainda que as chamadas convocatórias para a matrícula institucional dos processos seletivos - Sisu e PSC - para ingresso no ano letivo de 2020 seguem suspensas e as novas matrículas só deverão ocorrer em 2021. Isso não significa dizer que os futuros matriculados no ano letivo de 2020 irão perder o ano, pois assim como os alunos que já estão matriculados, os mesmos terão direito de cursar de modo presencial as disciplinas dos semestres que foram suspensos.
A decisão de SUSPENSÃO das chamadas convocatórias foi comunicada pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) no dia 18 de março, por meio das redes sociais oficiais da instituição e no site <proeg.ufam.edu.br>. De acordo com a nota divulgada pela Proeg a instituição iria fazer novas avaliações levando em consideração a situação envolvendo a COVID 19 no Amazonas para poder tomar novas decisões.
Em síntese, podemos afirmar que as novas matrículas institucionais dos candidatos classificados via Sisu, via PSC, via PSI e até mesmo via Extramacro, só irão ocorrer em 2021, no retorno das atividades presenciais.
Enquanto isso, seguimos lutando contra a Covid 19.
Atenção! Essa informação, elaborada pelo @inforfati_ufam, não é uma nota ou um posicionamento institucional, ela apenas leva em consideração dados e fatos já divulgados e confirmados.
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram e Twitter: @inforfati_ufam
Facebook: @inforfati
Nosso canal no WhatsApp: (92) 999845065.
Comments