Há exatamente 60 anos, no dia 12 de junho de 1962, o então Presidente da República, João Belchior Marques Goulart, sancionou a Lei Nº 4.069-A que criou a Fundação Universidade do Amazonas (FUA).
A FUA passou a existir com o objetivo de criar e manter a Universidade do Amazonas (UA), com sede em Manaus, instituição de ensino superior, de pesquisa e estudo em todos os ramos do saber e da divulgação científica, técnica e cultural.
A Universidade do Amazonas (UA), que seria uma consequência da criação da FUA, teria inicialmente 6 unidades acadêmicas, a saber:
Faculdade de Direito do Amazonas;
Faculdade de Engenharia;
Faculdade de Farmácia e Odontologia;
Faculdade de Medicina;
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;
Faculdade de Ciências Econômicas do Amazonas.
Quase 3 anos depois da criação da FUA, mais especificamente no dia 17 de janeiro de 1965, a Universidade do Amazonas (FUA) foi instalada com as unidades acadêmicas previstas. A partir de 1968, a Universidade do Amazonas passou a ter algumas mudanças nas denominações da suas unidades, e passou a funcionar com as seguintes faculdades:
Faculdade de Direito do Amazonas;
Faculdade de Estudos Sociais;
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras;
Faculdade de Engenharia;
Faculdade de Medicina; e,
Faculdade de Farmácia e Odontologia.
A partir daí até os dias atuais a universidade ganhou novas unidades acadêmicas e implementou novos cursos de graduação e pós-graduação. Em 2002 a Universidade do Amazonas (UA) passou a ser denominada de Universidade Federal do Amazonas (UFAM), tal como é conhecida hoje, conforme consta no Artigo 1º da Lei Nº 10.468/2002.
Link para visualizar a Lei Nº 4.069-A/1962, clique aqui.
Link para visualizar a Lei Nº 10.468/2002, clique aqui.
Apesar de ser uma data importante, o aniversário da FUA é ignorado pela instituição. Isso ocorre porque em 3 de julho de 1964, no início da Ditadura Militar, o Conselho Diretor da Fundação Universidade do Amazonas decidiu que a data de criação da Universidade do Amazonas seria a mesma data da criação da Escola Universitária Livre de Manáos. Nesse sentido, a História da Faculdade de Direito, unidade remanescente e herdeira da Escola, foi juntada à História da Universidade do Amazonas (UA). Nesse contexto, a criação da FUA deixou de ser algo relevante para a UFAM, haja vista que a lembrança disso recorda à criação da nossa universidade, que efetivamente ocorreu há menos de 60 anos, se formos considerar que quem criou a Universidade do Amazonas (UA) foi a Fundação Universidade do Amazonas (FUA), que por sua vez foi criada no governo de João Goulart.
Comments