O prazo de inscrições do Enem 2024 inicia nesta segunda-feira, dia 27 de maio, e se encerra no dia 07 de junho. As inscrições devem ser feitas na Página do Participante <enem.inep.gov.br/participante>. A taxa de inscrição é de R$ 85,00, cujo pagamento deverá ser efetuado até o dia 12 de junho. Cabe destacar que os candidatos que têm a isenção garantida também devem efetuar a inscrição para poder participar no exame.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece desde 1998 e tem o propósito de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior.
Assim sendo, as notas do Enem podem ser usadas para acesso a processos seletivos de ingresso nas universidades e institutos federais, bem como em instituições privadas, além de instituições estrangeiras de Portugal.
No caso da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), as notas podem ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na escolha de algum curso da Ufam é necessário obter pelo menos 400 pontos em cada área de conhecimento e na Redação, sendo vedado a inscrição de quem obtiver nota inferior em algum eixo, ainda que a média geral seja alta.
Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem. Já os participantes que forem concluir o ensino médio a partir de 2025 podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.
Em 2024, a aplicação do Enem ocorrerá nos dias 03 e 10 de novembro. Os participantes irão fazer provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Além disso, os participantes também são avaliados por meio de uma Redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.
コメント