top of page
Buscar
Foto do escritorInforfati UFAM

UFAM não abrirá nova turma de Medicina no ISB



Sem condições para receber uma nova turma de Medicina no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB*), a Universidade Federal do Amazonas, representada pelo Reitor Sylvio Puga, decidiu vetar a abertura de uma nova turma do curso para o ano de 2019. Desse modo, a UFAM deixará de ofertar 15 vagas para o ingresso no curso de Medicina via Processo Seletivo para o Interior (PSI/2019). Cabe destacar que a UFAM já havia deixado de ofertar vagas para o curso de Medicina do ISB na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


A decisão foi publicada no Diário oficial da União nessa terça-feira e divulgada no site oficial da instituição - trata-se da retificação do Edital 032/2019 que inicialmente iria ofertar uma nova turma do curso de Medicina, mas agora a instituição reconheceu que não tem estrutura adequada para receber novos alunos no curso, conforme reivindicação do movimento estudantil que ocupou e interditou o Prédio Administrativo do ISB no último dia 15, como foi noticiado aqui <encurtador.com.br/lxCRW>.

A retificação do edital 032/2019 foi um dos compromissos firmado pela Administração Superior com os estudantes de Medicina de Coari que realizaram a ocupação no ISB. Os demais compromissos são os seguintes:

  • As aulas das disciplinas que estão paralisadas por falta de professor, especificamente Propedêutica II, Saúde da criança e Clínica Multidisciplinar (módulos de nefrologia e neurologia) irão ser retomadas de forma presencial no dia 29 de abril - para isso a administração superior está contatando docentes efetivos e/ou aposentados da UFAM, além de docentes e/ou aposentados de outras Universidades ou IEs para se somarem na solução, independente do andamento de concursos em andamentos ou que serão abertos.

  • O Internato, com exceção do Módulo de Saúde Coletiva, das turmas de Medicina do ISB, será realizado na cidade de Manaus, nas dependências das unidades de saúde da UFAM sob a coordenação dos professores Edson de Oliveira Andrade e Elizabeth Andrade.

  • O reitor e o pró-reitor de Ensino de Graduação irão participar das reuniões dos departamentos da Faculdade de Medicina (FM) para tentar buscar soluções para os problemas do curso em Coari.

Esses compromissos foram registados em documento que foi encaminhado ao CAMED/ISB, conforme imagem a seguir. Com isso, os estudantes decidiram suspender a ocupação e a greve estudantil na quinta-feira e estão aguardando o cumprimento das promessas feitas pela reitoria.



*Campi da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) de Coari.

238 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page